Baba de cachorro

Deve haver algum motivo fisiológico, que eu desconheço, para que algumas raças de cães ou apenas alguns cães cuja raça nem têm essa característica babem tanto. Bobô não está incluído no grupo dos babões, para minha alegria, porque detesto baba. Toda vez que se aproxima dele algum cachorro com aquele longo fio de baba grossa pendurada eu tenho uma certa repulsa e tento, com sutis gestos de coleira, impedir que meu cachorrinho tome algum banho inesperado e indesejado.

Entre nós, os humanos, há outros tipos de baba, mais sutis. Acho que falar bobagem é um deles. Sendo assim, o sujeito encontra alguém e, já trazendo pendurado no beiço aquilo que o aflige, deixa que caia viscosamente sobre seu interlocutor, sem nem avaliar que benefício poderá estar trazendo a ele. Eu sei que não dá pra sugar a baba de volta. Mas também não precisa sair por aí lambuzando os outros com alguma coisa que, em princípio, é você quem não consegue digerir.

Ontem mesmo, de volta da aeróbica, encontrei duas vizinhas e uma dela relatou para nós, à queima-roupa, sobre uma malcriação de uma terceira que sequer conhecemos. Parece que o problema foi a suposta falta de espaço para as duas pessoas num elevador (!) Ela precisava se livrar daquilo. Ouvimos em silêncio e respeitosamente, mas à distância de segurança.

About Sandra Machado

Sandra Machado dos Santos, ou Sandra Oswald (pseudônimo em homenagem ao avô paterno, que era analfabeto...), é escritora e jornalista e vive no Rio. Publicou o livro de crônicas "Berlim, 40 graus" (Uni-Mídia) em 1999, produziu o documentário "Galera" (1997) e expôs por duas vezes suas fotos em individuais: Sesc Tijuca (1999) e Museu da República (2007).
This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>